Meditação com Runas – Ehol – O Cavalo

Runa Ehol – Photo credit: Nathaniel_U on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA

A Runa Ehol ou Ehwaz está associada ao cavalo, que entre os povos do norte era montado pela nobreza. Em situação de batalha, os cavaleiros seriam uma tropa de elite.

Os versos do poema Rúnico atestam estas duas facetas:

O cavalo veloz é a alegria dos nobres.
Quando os ricos cavaleiros deles se orgulham, 
É um consolo para aqueles que não repousam nunca.

Tradução livre de Mirella Faur

Cavaleiro Viking

Cavaleiro Viking acompanhado de guerreiros

Quem não repousa nunca? Possivelmente os versos se referem aos camponeses. Para eles, ter por perto um nobre montado em seu cavalo era sinal de que estavam protegidos.

O cavalo é visto aqui como montaria e a interpretação simbólica está centrada na harmonia entre cavalo e cavaleiro, ainda hoje valorizada em provas de equitação, como também nas tropas de elite que usam os cavaleiros para demonstrar poder.

Neste sentido, Ehol significa parceria. Seu símbolo lembra também a runa Lagu espelhada, representando um par equilibrado.

Um símbolo desta parceira pode ser um centauro, mas um centauro como o jovem Quíron, o arqueiro do signo de Sagitário, não como o velho Quíron (o curador ferido) ou os selvagens centauros, filhos de Ixião e Nefele.

Outro símbolo poderia ser uma parelha de cavalos, onde para haver progresso, tem que ambos os animais estarem sintonizados. Note que numa parelha não há hierarquias, e que funciona muito bem quando ambos possuem a mesma força e o mesmo empenho em ir para a mesma direção.

Fazendo um paralelo com o Tarot, no arcano O Carro, há uma parelha mas os cavalos não estão seguindo na mesma direção, denotando uma perda de energia. No Tarot de Marselha o condutor não tem rédeas, estando ao sabor da vontade dos cavalos.

O Carro

Esse será o tema da nossa meditação. Ela é útil quando está indeciso que direção tomar, mas precisa escolher uma.

Após ter relaxado, feche os olhos.

Imagine que está sentado num carro puxado por cavalos, um preto e um branco, e ele está em pleno movimento. No princípio isto é prazeroso, até que percebe que a velocidade está aumentando e que você não está com as rédeas na mão. Percebe também que há uma bifurcação à frente e que os cavalos devem ir ambos na mesma direção, mas um decidiu ir para a esquerda e outro para a direita. Isso fará com que o carro siga em frente em vez de ir para uma das direções.

Pegue as rédeas e direcione as parelhas para uma das direções. Veja a carruagem seguir pela direção escolhida.

Abra os olhos.

, , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta