A Rede Gaia Coral e os Níveis de Consciência

Durante o desenvolvimento do Tarot Psiônico, apareceu o conceito da Rede Gaia Coral, já presente na Rede Cristalina e na Mesa Psiônica. 

O nome Gaia Coral é a junção de dois conceitos complementares: a hipotese Gaia e o Nível de Consciência Coral.

Gaia é uma hipótese biológica de que toda a biosfera seria um único ser vivo. Todos os seres vivos estariam interconectados por meio de alguma ligação de natureza energética ou não e reagiriam como um todo, visando seu próprio equilíbrio. Assim veríamos a Terra com um único ser vivo, do qual faríamos parte.

Níveis de Consciência, presente na Teoria da Espiral Dinâmica Integrada, é um conceito bastante similar à Pirâmide de Maslow, envolvendo o processo evolutivo da humanidade e traçando um paralelo nos níveis de evolução das sociedades e de indivíduos em particular. Seus criadores desenvolveram um instrumento de análise de grupos humanos e podendo estender para diagnósticos a nível grupal individual.

A teoria da Dinâmica em Espiral tenta explicar a complexidade do mundo e a natureza das mudanças ao nosso redor. Sua base são as pesquisas iniciadas pelo psicólogo americano Clare W. Graves e seus seguidores, Don Beck e Chris Cowan. Recentemente recebeu implementos das ideias dos filósofos Richard Dawkins e Mihaly Csikszentmihalyi.

Basicamente temos 7 a 8 níveis de consciência (a diferença deste número é por causa do próprio dinamismo da teoria, pois a medida que homem evolui, ele vai atingindo um nível mais alto de consciência). Que mostramos na tabela a seguir:

niveis de consciência

No nível 1, o indivíduo preocupa-se apenas com a sua sobrevivência. O instinto é mais importante. Vai lutar por suas necessidades básicas, alimento, água e abrigo. Povos muito primitivos, sem a mínima organização, e pessoas em situação de emergência (por exemplo uma catástrofe natural).

No nível 2, preocupa-se com a família a tribo ou o clã. A explicação do mundo é mágica, ditada pela tradição. Tribos organizadas, por exemplo.

cla-familia

No nível 3, o indivíduo ultrapassa o conceito de clã e busca experienciar o mundo além da tribo. Ele busca o poder e se torna autoritário. Aqui está o uso da força de forma coercitiva. Eu mando por que eu posso.

No nível 4, há uma evolução no sentido de que a autoridade agora é organizada em torno de uma ideia, por exemplo uma nação ou uma religião. Aqui surgem as regras de conduta, o direito e a coerção em nome do grupo. O líder dirá: eu mando porque falo em nome do grupo. Aqui podem surgir fanatismos religiosos e até laicos (A Lei deve ser cumprida a qualquer preço). Um grupo pode segregar outros, criando a divisão “nós e eles”. Nesta situação estão todas as religiões fundamentalistas (muçulmanos extremistas, evangélicos fundamentalistas, judaísmo ortodoxo e católicos conservadores), ideologias políticas totalitárias (fascismo, nazismo, stalinismo) até torcidas organizadas de futebol.

Nazismo-e-Fascismo

No nível 5, é o dos realizadores. O indivíduo liberta-se o grupo e procura se desenvolver saindo das amarras das regras rígidas. Dentro deste grupo de pessoas podem estar tanto empreendedores como gananciosos. Pode gerar lideres que impulsionam ideias ou capitalistas selvagens.

No nível 6, o indivíduo volta-se para o todo, preocupa-se com a comunidade (às vezes com a Terra toda). Aqui temos o hippies, o Green Peace, comunidades alternativas. A frase que o define é “Somos Todos Um”.

hippies

Os dois últimos (7 e 8) são mais fluídos, com um nível de abrangência maior, buscando integrar todos os níveis.

No momento a maioria da humanidade está no nível azul (nós x eles) e passando para o nível laranja (a era do Ego). O interessante que o ícone destes tempos é Donald Trump, com sua cara cor de laranja. Perceba que o grande conflito que se desenha não é entre ideologias ou religiões (nível 4), mas um choque de egos, entre Trump e Kim Jong-un.

A rigor, quando surge um nível, os outros não desaparecem e o novo nível engloba todos os anteriores e demora a ficar dominante. Além disso não há uma linearidade histórica no seu surgimento, por isso o termo Espiral Dinâmica Veja caso do nível 6, verde. Ele surge com o movimento hippie, como uma reação à guerra do Vietnã, um conflito ainda de nível 4. O nível laranja já existia, desde a Revolução Industrial.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un.O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un (Foto: Carlo Allegri/Reuters; KCNA/via Reuters)

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un. (Foto: Carlo Allegri/Reuters; KCNA/via Reuters)

Coral é a cor do próximo salto evolutivo a ser experimentado pela humanidade segundo a consciênciologia.

A tabela dos Níveis de Consciência que mostrei abrange os níveis de consciência até o Turquesa (8). O próximo seria o Coral (9).

O Nível Coral seria um nível cosmológico. O Homem atingiria um nível de consciência em que se perceberia cósmico. Combinado com Gaia formaria uma rede que, digamos, seria um “atrator” desta visão cósmica.

Assim estaríamos nos preparando para o salto quântico para Quinta Dimensão, segundo algumas correntes do pensamento esotérico.

Rede Gaia Coral - Aum Magic

Rede Gaia Coral – Aum Magic

 

, , , , , ,

Uma Resposta para A Rede Gaia Coral e os Níveis de Consciência

  1. Maria da Penha S Barros 21 de setembro de 2017 at 11:01 #

    Excelente matéria . Parabéns !

Deixe uma resposta

Desenvolvido por WordPress. Desenhado por Woo Themes