Energia ao Quadrado – É você realmente que cria a sua realidade?


energia ao quadradoEnergia ao Quadrado

Título Original: E-squared
Autor: Pam Grout
Tradução: Izabel Aleixo
Editora: Agir / Nova Fronteira
Ano: 2013
188 páginas

Livros que falam de que nossa mente é capaz de influenciar e até a criar a realidade à nossa volta não faltam no mercado e a maioria deles com uma pitada maior ou menor de Física Quântica, às vezes sem que o autor saiba exatamente do que está falando, gerando seguidores, detratores, gente feliz e gente frustrada.

Pam Grout, com uma sinceridade bastante louvável admite logo de cara que não entende nada de Física Quântica e se coloca em uma posição bem interessante: se o que livros como O Segredo dizem a respeito de nossa realidade for verdade, deve haver um jeito de provar isto. Ela não propõe nenhuma metodologia rigorosamente científica, mas apenas uma atitude crítica semelhante em alguns programas de TV que se propõe a derrubar mitos (mas sem se preocupar em se utilizar uma parafernália de equipamentos improvisados, já que sua matéria-prima é a mente e o local de observação é o mundo exterior).

Em seu livro ela propõe nove experimentos que qualquer pessoa pode fazer e sugere que se tente todos até o final, anotando os resultados.

Os experimentos são:

  1. O princípio do “cara que está lá em cima”. Neste experimento ela desafia Deus, a Força, a Fonte-que-tudo-é ou qualquer entidade, processo ou energia a se manifestar de uma maneira clara e inequívoca em 48 horas. Um ultimato.
  2. O princípio do carro dos seus sonhos. Neste experimento ela pede para que as pessoas escolham a cor de seu carro novo e vejam quanto carros aparecem durante dia com aquela dada cor.
  3. O princípio de Albert Einstein. Se tudo é energia, você também é. São feitas uma série de ações onde o foco é a energia emanada de seu corpo.
  4. O princípio do abracadabra: tudo que você focar sua atenção vai expandir. Seria uma versão mais pé no chão do pensamento positivo, já que está sendo sujeita à verificação.
  5. O princípio da coluna de aconselhamento ou a sua conexão com o campo de energia lhe fornece orientação precisa e ilimitada. Aqui o que está sendo colocado à prova é a conexão com o Eu maior de algumas tradições místicas ou com os anjos, guias, santos ou similares de alguma religião.
  6. O princípio do Super Herói: o seu pensamento e sua consciência causam impacto na matéria. Essa é a base do pensamento positivo: a crença de que nossos pensamentos influencia não só a nossa maneira de ver as coisas, como a realidade em si.
  7. O princípio do controle de peso: os seus pensamentos e a sua consciência fornecem a estrutura de seu corpo físico.
  8. O princípio dos 101 dálmatas: você está conectado com tudo e com todos no Universo
  9. O princípio da multiplicação dos pães e peixes: o Universo é ilimitado, abundante e extremamento generoso.

Eu resolvi seguir e fazer os experimentos, mas não vou publicar aqui os resultados até ter terminado de fazê-los. Há algumas críticas em algumas propostas, como, por exemplo, a da cor do seu carro dos sonhos. Uma vez que escolhemos um carro automaticamente começamos a vê-lo em todo lugar, não porque eles resolveram aparecer, mas porque eles sempre estiveram lá, mas não estavam no nosso foco e agora estão.

A autora faz um texto leve, muito bem humorado, procura não prometer nada, nem se posiciona como dona de um saber secreto ou como um guru. Nem nos aconselha a uma posição irrealista. E os experimentos são realmente bastante simples.

Se você optar por fazer estes experimentos, poderá confirmar sua crença e estará mais seguro de sua posição. Caso contrário, poderá revê-las dentro de uma base mais realista.

Uma boa leitura para quem está disposto a experimentar.

Energia ao Quadrado. Pam Grout. Editora Agir/Nova Fronteira. Livraria Cultura.

, , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Desenvolvido por WordPress. Desenhado por Woo Themes