Os Quatro Elementos

Medieval_four_elements

Neste artigo discorreremos sobre cada um dos elementos que regem os signos, dando suas características principais e quais signos são regidos por cada um deles

O Fogo

elemento fogo2

O primeiro elemento a ser considerado é o fogo. Ele representa o elemento transformador, já que dos quatro elementos, é o único que de fato é um processo e não um objeto. Ele não pode ser contido ou armazenado. Ele precisa ser alimentado para continuar a existir. Ele nasce, cresce e morre. Pode ser usado para cozinhar alimentos e pode também destruir uma floresta.

Diz-se que ele tem as seguintes funções: Criador, Destruidor e Purificador.

Como criador, representa a centelha da vida, o fogo da paixão, a energia que gera movimento.

Como destruidor, não há o que falar. É bem conhecida a capacidade do fogo de destruir tudo o que toca, principalmente quando está em fúria.

Como purificador, ele atua no processo de limpeza de instrumentos cirúrgicos, quer de forma direta, quer de forma indireta. Em diversas religiões, ele está associado ao processo de limpeza do local de culto ou, simbolicamente, da alma.

As características psicológicas do elemento fogo tem a ver com a imagem que fazemos dele. O fogo representa: criatividade, força, iniciativa, expansibilidade, instabilidade, perigo. Centrado no eu, o que num sentido positivo representa autoconfiança e num sentido negativo, egocentrismo, podendo chegar ao egoísmo.

Os três signos regidos pelo elemento Fogo são: Aries, Leão e Sagitário.

Uma maneira mais atual de pensar no fogo é encará-lo como energia.

O elemental do fogo é a Salamandra.

Terra

elemento terraO elemento Terra representa o mundo percebido pelos sentidos. É a matéria bruta, o aqui e agora, as necessidades vitais. E também a sensualidade e os prazeres corpóreos. Este é o elemento mais sólido e sobre ele os outros podem se concretizar e nele também o homem pode se realizar, agindo no mundo.

As características psicológicas do elemento Terra estão relacionadas com a solidez: determinação, constância, coragem para defender princípios que acredita, capacidade de construir. Como negativa, temos a obstinação.

Os nativos de signos regidos pela Terra têm uma relação muito forte como material e uma aproximação com o espiritual normalmente lhes é difícil. São capazes de construir Catedrais, mas normalmente não têm paciência de acompanhar cerimônias religiosas de qualquer natureza. No extremo, tendem a ser agnósticos ou ateus. Isso não significa distanciamento de valores. A sua espiritualidade se manifesta no agir no mundo, numa ética rigorosa (que pode se transformar em fanatismo) e atos de caridade, normalmente doações financeiras, às vezes elevadas.

Os signos regidos pelo elemento Terra são: Touro, Virgem e Capricórnio.

O elemental é o Gnomo.

Ar

elemento arO ar é o fluído vital sem o qual não vivemos. Na filosofia hindu ele é o prana, que não só nos dá a vida, como a alimenta (há lendas que dizem que alguns iogues só se alimentam de prana).

Este elemento está associado às manifestações do intelecto, à lógica e ao mundo das ideias. Os nativos de signos regidos por este elemento são capazes de trazer à luz conceitos que muitas vezes aparentemente não tem aplicação prática, mas com o tempo se revelam fundamentais.

Como características psicológicas positivas temos inteligência, sede de conhecimento, prazer da descoberta, capacidade de argumentação, idealismo, controle das emoções e sociabilidade.

Como negativas temos: falta de pés no chão, incapacidade de demonstrar emoções e sentimentos, às vezes é frio, preocupando-se mais com a descoberta do que suas consequências.

Os nerds são exemplos de pessoas que tem o elemento ar muito presente em seu mapa natal.

Os signos regidos pelo elemento Ar são Gêmeos, Libra e Aquário.

O elemental do ar são as Sílfides.

Água

Sandro_Botticelli_o_nascimento de venusA água está associada às emoções e ao inconsciente. A influência deste elemento na nossa vida é notória: somos mais de 70% de água. E nosso planeta é formado por 3/4 de água.

Ela representa vida e, se pensarmos no mar e em grandes rios e lagos temos a profundidade invisível aos olhos, uma representação perfeita do nosso inconsciente.

A natureza fluída e mutável da água conduz a uma analogia com as emoções, sobretudo as mais intensas.

Psicologicamente falando, a água não tem solidez própria, a não ser como gelo, e tem que se amoldar à solidez que lhe é oferecida. Ela sempre precisará do outro, porém isso não significa necessariamente dominação. Ela pode vencer o Fogo, extinguindo-o; vencer a Terra, cavando um leito de rio, e se, pensarmos no Ar como o naipe de Espadas, é impossível para a espada cortar a água.

Então, a emotividade será sua principal característica, tanto positiva como negativamente.

Os signos regidos pela água são: Câncer, Escorpião e Peixes.

O elemental da Água são as Ondinas.

No próximo artigo juntaremos as polaridades, qualidades e os elementos e daremos as características de cada signo.

(as imagens foram obtidas na intenet, sem que houvesse menção de autoria)

, , , , , , , , ,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Descrevendo as Características dos Signos | A Arte dos Oráculos - 6 de abril de 2013

    […] artigos anteriores vimos as polaridades, as qualidades e os elementos. Agora veremos como cada um destes grupos de características geram aquela descrição que […]

Deixe uma resposta

Desenvolvido por WordPress. Desenhado por Woo Themes